Avaliação da aplicação da poda mecânica em pomares de pera “Rocha”

Objetivos

Avaliação da aplicação da poda mecânica em pomares de pera “Rocha”, tendo em vista a definição de uma nova técnica (tecnologia) de poda que aumente o nível de mecanização utilizado pelos fruticultores, de modo a reduzir a dependência da mão-de-obra.

Descrição

A poda de pereiras é uma tarefa que necessita de grande utilização de mão‑de‑obra, que se traduz em elevados custos apesar da utilização de equipamentos de poda manual assistida.

A necessidade de reduzir a utilização da mão-de-obra e consequentemente os custos de poda tem contribuído para o crescente interesse na utilização de máquinas de podar de discos, visto que permitem obter capacidades de trabalho elevadas.

A Cooperfrutas em parceria com a Universidade de Évora e a produtora desta organização de produtores Cidália Tomás entre janeiro 2008 e setembro de 2012 desenvolveram um projeto sobre avaliação da utilização de uma máquina de podar de discos na pereira ‘Rocha’ no âmbito do Programa Desenvolvimento Rural – PRODER – Medida 4.1 “Cooperação para Inovação”.

Neste projeto a Cooperfrutas efetuou aquisição de uma máquina de podar de discos que requereu um sistema de engate de três pontos, tomada de força e tomada de corrente elétrica. A máquina trabalha semi-montada, com rodas de apoio na parte posterior, apenas necessitando do sistema de engate de três pontos para as manobras de cabeceira e para transporte em estrada.

Os resultados

Os resultados obtidos mostraram que a máquina de podar de discos permite efetuar o controlo da dimensão das árvores com bastante rapidez, uniformizar a dimensão das árvores, facilitando a movimentação dos equipamentos no interior do pomar. Possibilitando ainda o aumento da capacidade de trabalho dos podadores na execução da poda manual de complemento em relação à poda estritamente manual.

Podemos referir ainda que o custo de utilização da máquina de podar de discos é inferior ao da poda manual. A redução de custos é tanto maior quanto maior for a dimensão da exploração, pelo que é aconselhável a sua aquisição para explorações de grande dimensão ou para utilização em conjunto por diversos fruticultores.

Para mais informação sobre avaliação da aplicação da poda mecânica em pomares de pêra “Rocha”, consulte os seguintes documentos: