Produção de Energia Fotovoltaica

Objetivos

Os consumos de energia na atividade da Cooperfrutas são uns dos principais custos da sua atividade e são caraterizados por oscilações durante o ano, uma vez que os maiores consumos se verificam na receção e armazenamento em câmaras frigoríficas de pera rocha principalmente durante as últimas semanas de agosto e de maçã em meados de setembro. Posteriormente, os consumos vão diminuindo ao longo do ano, com saída do produto para o mercado de nacional e exportação até finais do mês de maio

A Cooperfrutas têm como estratégia aposta nas energias renováveis com o objetivo de rentabilizar os seus ativos, reduzir custos enegéticos e contribuir para a sustentabilidade do seu negócio.

Descrição

Foram instalados cerca de 1020 módulos fotovoltaicos na cobertura da central fruteira com uma área total de 2040 m2, sendo que a área ocupada pelo campo fotovoltaico seja de 2200 m2. A inclinação do parque fotovoltaico é de 15%, com orientação a nascente e com uma potência de ligação à rede de 250 kW.

A instalação é ainda constituída pelas estruturas de fixação dos módulos, 17 inversores trifásicos e por um Posto de Transformador Elevador(PTP) com respetivo sistema de ligação e contagem de média tensão. O sistema fotovoltaico e entrou em funcionamento em julho de 2013 e está desde então a produzir em pleno.

Os resultados

A decisão de apostar na produção de energia a partir de energias renováveis é hoje uma aposta ganha e vai continuar a sê-lo nos próximos anos. Como empresa portuguesa, a Cooperfrutas quer continuar a acompanhar uma tendência global na batalha da sustentabilidade ambiental. A instalação do sistema de produção fotovoltaico foi um dos primeiros passos.

Para mais informação sobre produção de energia fotovoltaica consulte os seguintes documentos:

Gestão de Consumos de Energia