Puré de fruta

Descrição do Produto

“Puré de fruta” é uma nova linha de produtos comercializada pela Cooperfrutas, CRL com sabores tradicionais e típicos portugueses como a Maçã de Alcobaça IGP e Pera Rocha do Oeste DOP. É a primeira vez que esta Cooperativa decidiu apostar neste novo mercado de fruta processada devido à necessidade de começar a valorizar um produto que atualmente é subaproveitado na sua comercialização.

Pretendeu-se conceber um produto diferenciador, que se distinga pela qualidade, com um alargado período de conservação e saudável. De facto, este puré é composto por 100% de fruta proveniente dos produtores desta cooperativa, sem qualquer adição de açúcar.

Os purés de fruta são outra forma de consumir um produto natural e nacional que tanto contribui para a saúde e bem-estar humano. Por esta razão podem ser ingeridos de forma controlada por todos os consumidores, incluindo grupos de risco como, crianças, idosos, grávidas e diabéticos. Podem ser consumidos como sobremesas, acompanhamento de refeições, na confeção de bolos e tartes ou na incorporação de outros produtos como néctares, sumos, gelados ou iogurtes.

Este produto inovador e diferenciador distingue-se dos restantes a nível nacional e internacional uma vez que é produzido com Maçã de Alcobaça (maçãs IGP – Indicação Geográfica Protegida) e Pera Rocha DOP (Denominação de Origem Protegida). Isto significa que as certificações IGP e DOP promovem a garantia de que a maçã de Alcobaça e a pera Rocha do Oeste, respetivamente, são produzidas segundo uma estratégia de Protecção/Produção Integrada e apresentam características diferenciadoras e distintivas devido às condições edafoclimáticas a que estão expostas durante a sua produção, principalmente a nível de aroma, difícil de encontrar na generalidade das maçãs e peras europeias.

Como estas certificações são atribuídas a produtos gastronómicos ou agrícolas tradicionais produzidos numa determinada região, a Cooperfrutas ao comercializar um produto diferenciador e inovador com esta qualidade está a promover o desenvolvimento de uma região.

Os purés de fruta Cooperfrutas

Características inovadoras do produto

Os purés de fruta Cooperfrutas são produzidos tendo por ingrediente principal a maçã de Alcobaça IGP e pera Rocha do Oeste DOP, ambas certificadas pela União Europeia e Comissão Europeia, respectivamente. O que significa que são produtos tradicionais, de qualidade e são também parte integrante do Património Cultural Português.

A Cooperfrutas, CRL, encara este projecto como uma solução estratégica para o reaproveitamento e valorização da quantidade de maçã e pera não comercializados em fresco, ou seja, frutos que são separados na central por apresentarem pequenos danos na epiderme e/ou não apresentarem o calibre adequado.

O desenvolvimento do produto e do conceito foi realizado em parceria com o INIAV, nomeadamente com a Unidade de Investigação de Tecnologia Alimentar, onde se procedeu ao desenvolvimento de diferentes formulações e de diferentes painéis sensoriais para aferir o potencial do produto perante o consumidor.

Com os purés de fruta pretende-se atingir a sustentabilidade nas suas três vertentes, ou seja:

  1. diminuir o desperdício – diminuir o número de resíduos e valorizar os recursos disponíveis;
  2. aumentar a oferta de produtos e, consequentemente, o volume de negócios da cooperativa;
  3. aumentar a disponibilidade de produtos nacionais de qualidade para o consumidor final, abrindo desta forma a oportunidade para a criação de novos mercados neste sector.

Pode-se referir que este é um projeto com uma visão estratégica e com um plano de redução e de valorização de recursos muito bem definidos.

Este produto inovador pretende responder a estes desafios e apoiar o desenvolvimento de um produto alternativo e direcionado para um mercado com particular interesse.

Os primeiros purés estão a ser produzidos em parceira com uma empresa que apoiou a fabricação dos primeiros purés de fruta, sendo que a curto prazo pretende-se proceder à instalação de uma unidade moderna de produção na Cooperativa, de forma a ser auto-suficiente na produção destes purés.

O fabrico dos purés de fruta

Método de produção e características

O fabrico dos purés de fruta comercializados pela Cooperfrutas, CRL apresenta um total de oito passos de preparação/produção como: i) recepção da fruta fresca à central de frutas à temperatura ambiente; ii) selecção, limpeza e lavagem da mesma; iii) vaporização em autoclave a 105ºC; iv) separação da polpa, caroço e pele com despolpadeira; v) mistura automática em tanque de inox auxiliado pelo misturador, com controlo de brix; vi) enchimento dos frascos; vii) frascos individuais submetidos a autoclave onde é atingido 100ºC durante 20 min; viii) rotulagem e armazenagem dos frascos para comercialização.

Recepção da fruta fresca à central de frutas à temperatura ambiente
Selecção, limpeza e lavagem da mesma
Vaporização em autoclave a 105ºC
Separação da polpa, caroço e pele com despolpadeira
Mistura automática em tanque de inox auxiliado pelo misturador, com controlo de brix
Enchimento dos frascos
Frascos individuais submetidos a autoclave onde é atingido 100ºC durante 20 min
Rotulagem e armazenagem dos frascos para comercialização

Comercialização

Introdução e disseminação no mercado

Comercializados no mercado nacional desde o dia 2 de Junho de 2014, os purés de fruta já estão à venda em mercearias tradicionais e lojas gourmet. Atualmente encontram-se embalados em frascos de vidro de 350g com três sabores disponíveis: Maçã de Alcobaça IGP, Pera Rocha do Oeste DOP e mistura de Maçã de Alcobaça IGP e Pera Rocha do Oeste DOP.

No que respeita a estratégias de divulgação, apostou-se na participação da 1ª edição do prémio Intermarché – produção Nacional onde produto obteve o 1º lugar na categoria de “fruta e preparados”  e que permitiu uma excelente promoção do produto e do nome da Cooperfrutas, CRL. O purés de fruta da Cooperfrtuas participaram ainda no prémio Food Nutration onde foi um dos 12 finalistas. Outras estratégicas utilizadas até momento foram as redes sociais, o site da Cooperfrutas, CRL e na imprensa escrita regional do distrito de Leiria.

No entanto, o objetivo é disseminar este produto não só para o consumo doméstico como para canal Horeca e grande distribuição de forma a chegar a todos os consumidores, sendo que já se encontra em desenvolvimento a elaboração de um frasco maior, direccionado para o canal Horeca e confeitarias.

100% de fruta sem adição de açúcar

Benefícios a proporcionar ao consumidor e ao mercado

Produzidos com 100% de fruta sem adição de açúcar, os purés de fruta comercializados pela Cooperfrutas, CRL são uma ótima opção para o consumidor que não é apreciador de fruta fresca ou para o adepto de food service.

Por ser um produto natural, sem adição de açúcar, saudável e com valor nutricional rico e equilibrado pode ser consumido em qualquer idade, não excluindo os grupos de risco. Segundo os especialistas, o consumo diário de fruta, principalmente maçã ajuda a prevenir e combater diversas doenças crónicas. Logo, esta é uma oportunidade de criar hábitos saudáveis através do consumo de fruta nacional com qualidade “sem ter trabalho a descascar”.